sexta-feira, 21 de junho de 2013 -- Por: Junior Cleber às

PROJOVEM - ÉTICA, CIDADANIA E VALORES HUMANOS



Todo cidadão tem uma contribuição direta na sociedade em que vive, seja através de voto, de um protesto e principalmente através da sua conduta, pois uma pessoa com ética, moral e justiça contribui para um convívio social mais justo e harmônico.

Toda sociedade tem a sua própria conduta ética e moral, algumas com valores parecidos outras nem tanto.

Sendo os jovens o futuro cidadão de seus países. Faz-se necessário desperta-los para a compreensão de que o ser humano é um ser social e que existem normas e regras para se viver em sociedade.

Segue a definição das principais normas, regras de conduta de uma sociedade:

Ética – É um conjunto de valores morais, regras de conduta, princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ela serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social.
Ex.: Leis novas: proibido fumar em local fechado; jogar lixo na rua.

Moral – Aquilo que é próprio para favorecer os bons costumes, deveres e modo de proceder dos homens nas relações com seus semelhantes. Geralmente a educação aprendida em casa ou na escola, nem todas as regras morais são regras jurídicas.
Ex.: Escolha do bife: 1º Pessoa escolhe o bife maior e a 2º Pessoa escolhe o bife menor, mas reclama. Pois por educação espera que a primeira pessoa escolha sempre o bife menor, mesmo querendo pegar o maior.

Jeitinho brasileiro – Significa querer sempre levar vantagem, não importando a conduta ética e moral.
Propina ou suborno ao policial para liberar o carro com documento atrasado.

Justiça – Virtude moral pela qual se atribui a cada indivíduo o que lhe compete: praticar a justiça; Direito: ter a justiça a seu lado. Pode também ser a ação ou poder de julgar alguém.
Ex.: Vítima e réu tem direito a justiça.

Constituição Brasileira (1988)– Documento de aproximadamente 192 páginas contendo os direitos e deveres dos brasileiros referente a esfera da sociedade brasileira.
Ex.: Direito à vida: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Clique aqui - Constituição federal de 1988

CURIOSIDADES:

  1. Na China e Taiwan, o arroto é um símbolo de gratidão ao chefe de cozinha. Arrotar após a refeição significa que a pessoa gostou da comida. Canadá.
  2. No Japão, nunca mostre que gostou demais de alguma coisa da casa do anfitrião, pois ele se sentirá a obrigação de oferecer o objeto. Caso isso aconteça, o melhor é esquecer a peça na casa ao ir embora e não tocar mais no assunto.
  3. No Japão, a embalagem do presente é o que faz a diferença, mais do que o conteúdo. Quando mais elaborado for o embrulho, melhor.
  4. Em grande parte dos países árabes, a mão esquerda é considerada suja, o que torna deselegante usá-la para cumprimentar alguém, tanto com um aperto de mãos quanto de longe com um aceno.
  5. Mitos e verdades sobre o currículo.
  6. Veja 10 perguntas frequentes em entrevistas de emprego.

VÍDEOS RELACIONADOS:

Fonte: Apostila Projovem RJ
Dúvidas ou sugestões nos encaminhe por email!
JCES - Eis me aqui!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Colabore conosco!
Se tu uma benção!