O hardware é o conjunto de peças físicas, componentes eletrônicos que compõe o computador e todo o tipo de máquina. Em informática, o hardware são divididos em dispositivos periféricos de entrada, saída, entrada/saída.
Vamos considerar o sistema como o computador, mas lembrando que a informática atualmente vai além dos computadores.
Periféricos de entrada - São dispositivos de entrada que enviam informações para o sistema (PC). Ex.: Mouse, teclado, scanner.
Periféricos de saída - São dispositivos de saída que transmitem as informações do sistema para o usuário ou outro sistema. Ex.: Monitor, impressora e caixa de som.
Periféricos de entrada/saída - São dispositivos de entrada/saída que enviam e transmitem informações entre os sistemas. Ex.: Multifuncional, Headset e touchscreen.
PARTES FUNDAMENTAIS DE UM COMPUTADOR
Gabinete – O gabinete do computador conhecido como “caixa metálica” ou "torre" é o compartimento que guarda as peças de hardwares necessários para o funcionamento do computador (normalmente excluindo o monitor, teclado e mouse).
Placa Mãe – É um dos hardwares mais importante do computador. Ela é a responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros. Ela realiza a interconexão dos componentes dos microcomputadores.
Soquete ou slot – É o local para conexões de placas, processadores e memórias. Cada slot possui uma quantidade especifica de pinos, de acordo com o hardware a ser conectado.
Processador – Componente de circuito integrado (CHIP) que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. A CPU é a central de processamento de dados do computador, executando as funções lógicas, aritméticas e gerenciando os dados do computador.
Cooler ou Ventoinha – Dispositivo para dissipar o calor produzido pelos processadores, fonte de alimentação e chips dentro do gabinete.
Memória RAM (SDRAM, DDR) – Memória que permite a leitura e a escrita, sendo a memória primária nos sistemas eletrônicos digitais. Conhecida como memória volátil, pois o seu conteúdo é perdido quando a alimentação da memória é desligada. Geralmente com escala de armazenamento de 512MB a 6 GB (DDR2 6400 MB/s e DDR3 12800 MB/s).
Placas de vídeo – Dividem-se em comum, aceleradoras (dissipador) e co-processadoras (processador). Podendo ser dedicadas ou onboard.
Disco Rígido ou HD – A memória secundária do computador, local onde ficam armazenados todos os dados do computador (programas, drives). Capacidade de 80 GB a 1 Terabyte.
DVD ROM – Dispositivo de armazenamento óptico.
Placa de som – Dispositivo de hardware que envia e recebe sinais de som entre equipamentos de som e PC.
Fonte de Alimentação – É um equipamento eletrônico usado para transformar a energia elétrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede em uma energia elétrica de corrente contínua (CC), mais adequada para alimentar cargas que precisem de energia CC. Monitor – Dispositivo que envia a comunicação de forma visual para o usuário. Ele exibe na sua tela os dados que estão sendo processados (programas, imagens).
Teclado – Dispositivo com teclas que o usuário utiliza para enviar informações para o computador.
Mouse – Dispositivo para apontamento e seleção, seu uso é para facilitar a navegação e interação do usuário com a máquina.
OBS.: O Chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" ('Chipset Sul, controlador de periféricos, baixa velocidade).
CURIOSIDADES:
Condições para upgrade de memória RAM: 1º Ver a capacidade de memória a ser instalado na placa-mãe; 2º Ver o número de slot na placa-mãe.
Slot tipo ISA (8 – 16 bits) – Periféricos antigos, como: Placas de som, vídeo e FaxModem.
Slot tipo PCI (32 – 64 bits) – Periféricos atuais, como: Placas de rede (Ethernet – Lan).
AGP – Placa de som dedicada
VÍDEOS RELACIONADOS:
Fonte: Apostila Projovem RJ
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Colabore conosco!
Se tu uma benção!