sexta-feira, 26 de abril de 2013 -- Por: Junior Cleber às

ENCICLOPÉDIAS E FONTES DE REFERÊNCIA



Com o objetivo de entender o novo modelo de enciclopédia e fontes de referência digitais, é necessário lembrar-se de um passado recente, pois quando se falava em enciclopédia, automaticamente vinha à mente um amontoado de livros. Fazer pesquisas demorava horas e horas devido à falta de fontes de referência ou a dificuldade para achar o tema estudado, porém os avanços da tecnologia dos recursos multimídias tornaram-se indispensáveis na realização das atividades humanas e tendo a área da educação o seu foco principal.

Nos dias atuais com o avanço da tecnologia, o homem conseguiu diminuir drasticamente o volume de papeis e aumentar extraordinariamente o volume de informações, proporcionando o acesso fácil e disponível à maioria das pessoas. Com a Internet fazendo parte do cotidiano da maioria da população, o acesso referente a este assunto da multimídia, pode ser feito sem sair de casa ou sem pesquisar páginas e páginas de livros.

Para esclarecer a importância deste assunto e fazendo uso dele (este tema é feito de pesquisa e utilização de várias palavras), não é possível deixar de descrever o significado do que vem a ser:

  • Enciclopédia - É o estudo (obra) que abrange todos os ramos do conhecimento, significa uma coleção de livros ou escritos.
  • Fontes de referência - São utilizadas para informar a veracidade do assunto estudado ou relatado, que possibilita o auxilio por mais informações sobre o tema abordado.

Segundo Marcelo Fernandes “As enciclopédias bem como outras fontes de referência multimídia (dicionário, tradutores online, mapas, etc.) armazenam não somente o texto completo de uma enciclopédia, por exemplo, mas também tabelas, gráficos, figuras, sons, vídeos e animações. O poder de uma enciclopédia/fonte de referência eletrônica reside não nos variados recursos multimídia disponibilizados, mas também no rápido acesso a um artigo particular, através de palavras-chaves.”

Na utilização da multimídia no ensino educacional, a enciclopédia e fontes de referência possibilitam o acesso completo sobre o assunto abordado fazendo uso não apenas dos textos ou imagens disponíveis nos livros, mas com o uso da internet pode se expandir este entendimento através dos links disponibilizados, palavras-chaves que retornam sobre assuntos e temas similares. Permitindo que o estudo seja compreendido e aperfeiçoado com fontes relevantes para o aprendizado.

Todo esse avanço tecnológico e da Internet se fundamenta no uso das enciclopédias e fontes de referência, pois a base de todos os estudos: trabalhos acadêmicos, pesquisas, obras literárias, mapas, dicionário e outras mídias são fundamentados em cima das enciclopédias e fontes de referência. Sendo estes, o início do estudo sobre um determinado assunto, ou seja, no avanço da multimídia no ensino educacional, este recurso é de fundamental entendimento.


FONTES DE REFERÊNCIA:

FERNANDES, Marcelo. Curso de Multimídia Aplicada Á Educação. Minas Gerais: Secretaria de Estado de Educação MG, sem data.
Centro de Ciências da Educação/ UFSC – Organizações Virtuais da Informação. Acessado em 20/09/2012.
Wikipédia - Enciclopédia e Fonte de Referência. Acessado em 17/09/2012.
Alunos Simonsen.

Dúvidas ou sugestões nos encaminhe por email!
JCES - Eis me aqui!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Colabore conosco!
Se tu uma benção!